Onde comprar o Bombo leguero

Informações pelo E-mail: betobuuron@gmail.com ou para (55) 3513-0281 ou (55) 8134-2289 . Preços e condições de pagamentos diversos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bombo Legueiros

   O bombo é um instrumento de percussão presente em quase todos os países da América do Sul e encontrado em várias formas e tamanhos.
   È um membranofone derivado do tambor europeu, sendo que a grande diferença está no material usado  para sua confecção que pode ser em um cilindro de compensado (bombo nativo) ou como o bombo legüero ( do norte  e noroeste da Argentina ) que é feito de tronco oco de árvore.
Pode ter aro ou não como a wankara da Bolívia.
O couro pode ser de vaca, llama, ovelha ou cabra.
   O bombo é um instrumento essencial na formação de conjuntos folclóricos principalmente bolivianos, argentinos, equatorianos e chilenos.
   No Brasil o bombo é usado em larga escala apenas no Rio Grande do Sul onde já está vinculado às tradições gaúchas desde os anos 60.
   Entre tantos ritmos executados com bombo, os mais usuais são: chacarera,  zamba, baguala (Argentina), huayno (Peru e Bolívia), bailecito (Bolívia) e cueca (Chile e Bolívia). De qualquer maneira que se use, o bombo é interessante pois traz em seu som o contraste da batida grave no couro e o estalo característico do contratempo no aro.

Um comentário:

  1. Beto,
    Meu nome e Clarice.Estou indo ai em novembro para o Musicanto.Vou dar uma olhada em teus bombos de perto.Por acaso voce conhece algum instrumentista da cidade ou arredores que seja o cara para tocar um bombo leguero.Preciso de alguemmque tenha sensibilidade.Sera que poderia me dar a direçao do mesmo,se conheceres.E para tocar no musicanto.Por enquanto e isso.Brigaduuu
    Clarice

    ResponderExcluir